Salvador: Ouvidor Geral apresenta números “satisfatórios” na gestão municipal

890 mil solicitações foram realizadas através do Fala Salvador no primeiro semestre de 2022.

Criada em 2004, a Ouvidoria Geral do Município (OGM), órgão vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito de Salvador, tem como principal finalidade aproximar o cidadão da administração pública.

O serviço é prestado através da avaliação das manifestações registradas sobre o aparelho público municipal, recebidas pelo número 156, pelo Portal Fala Salvador e pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. Após cadastradas, são encaminhadas às secretarias competentes para que sejam tomadas as devidas providências e acompanhadas até o momento da sua execução, para finalizar o atendimento com o retorno aos responsáveis pelos registros junto ao sistema.

Na gestão do prefeito Bruno Reis, a OGM se tronou uma central de relacionamento que une o cidadão, o servidor público e a prefeitura, proporcionando apoio aos órgãos e entidades municipais, intermediando, sempre que convidada nos momentos de crise, no diálogo entre esses e os diversos movimentos sociais, como vem acontecendo ao longo da gestão.

Já implementado e sendo a cada dia mais difundido, o Sistema de Relacionamento ao Cidadão – Fala Salvador, estabelece um padrão de atendimento único, no qual, a “maioria” das secretarias da prefeitura são integradas num só canal, possibilitando o usuário fazer e acompanhar registros, solicitar serviços, obter informações, fazer elogios, reclamações e enviar sugestões.

A Ouvidoria Itinerante é mais uma ação de aproximação do cidadão com a gestão. Com 25 bairros já visitados e através do contato direto com a comunidade, o órgão está a cada semana em uma localidade da cidade para informar e registrar as demandas dos cidadãos. Os dados são registrados no Fala Salvador e encaminhado automaticamente aos órgãos competentes para análise e providência.

Conforme dados apurados, mais de 890 mil solicitações foram realizadas através do Fala Salvador no primeiro semestre de 2022, com 53% dos atendimentos direcionados à execução de serviços municipais, dentre eles a marcação de consultas e dispensação de medicamentos com 20,73%, CADUnico com 15,39%, agendamentos para a Prefeitura-Bairro com 14,75%, Cartão SUS com 5,12%, busca de emprego através do SIMM com 4,58% e o Bolsa Família com 4,55%.

Para Jean Sacramento, Ouvidor-Geral do Município, “é uma satisfação termos números tão consolidados nos atendimentos. Hoje temos uma taxa de 97,87% de solicitações concluídas através do Fala Salvador, em 90% delas os usuários foram atendidos em menos de 2 minutos, através da central 156”.

Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Saúde (SMS) e Emprego e Renda (Semdec), são as secretaria mais procuradas pelos usuários e  somam 68,93% das solicitações de atendimento.

“Pautamos os trabalhos da ouvidoria especificamente nas dificuldades da população de Salvador. Não somos um órgão de execução, somos a ligação entre o cidadão e a gestão municipal. Existimos para acelerar a resolução daquelas solicitações que são diretamente ligadas aos serviços públicos. Através dos nossos meios de comunicação, as demandas chegam, são distribuídas e acompanhamos até que todo esse processo esteja concluído, resultando no retorno positivo às pessoas que buscaram junto ao município a ajuda para os seus problemas” concluiu.

Acessos aos serviços da Ouvidoria Geral do Município (OGM):
Central – 156
Aplicativo Fala Salvador Cidadão