Ouvidoria registra mais de 290 mil solicitações no primeiro trimestre

O Fala Salvador, sistema de atendimento da Prefeitura, registrou 298,292 mil solicitações no primeiro trimestre de 2024. Cerca de 70% das demandas são solicitações para execução de serviços municipais, seguidas de pedidos de informação (26,48%). Elogios, reclamações, serviços emergenciais, cumprimento da Lei de Acesso à Informação, além de sugestões e denúncias (3,29%) vêm em seguida.

Dentre as solicitações destacam-se os serviços marcação de consultas, exames e dispensação de medicamentos (31,97%), Cadastro Único (10,09%), agendamento para Prefeitura-Bairro (6,11%), Iluminação Pública (4,26%), Cadastro escolar (4,22%), Fiscalização de Poluição Sonora (3,78%), %) e Cartão SUS (3,61).

As secretarias municipais mais demandadas foram as de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Saúde (SMS) e Secretaria de Governo (SEGOV) que, juntas, reuniram 60,69% das solicitações.

Através da equipe de acompanhamento e monitoramento de demandas, 95,06% das solicitações recebidas nesse período foram concluídas. Fruto do compromisso da gestão em apresentar melhorias com o foco no retorno ao cidadão.

Ouvidoria nas ruas – A OGM é parte integrante das comemorações do aniversário de 475 anos de Salvador, acompanhando a pauta de serviços da Prefeitura e integrando as ações culturais espalhadas por toda cidade.  Este ano também ampliou o atendimento ao folião no Carnaval, incluindo os carnavais dos bairros, contabilizando 27 mil registros dos foliões. Um marco para o trabalho do órgão.

Melhorias – A central Disque Salvador 156 hoje possui agilidade na recepção das chamadas, com redução do tempo de espera no atendimento, que anteriormente chegava a 40 minutos na fila de espera e hoje leva, aproximadamente, 2 minutos. Para além dos serviços convencionais da cidade, a central incluiu no atendimento os programas especiais da Prefeitura, como o Alerta Salvadorsobre violência contra a mulher; Disque Racismo – sobre as instituições que compõe a rede de enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa; Atendimento para assuntos relacionados à Comunidade LGBTQIA+, quilombolas e terreirosserviços de atenção a população vítima de violência ou de homofobia; e cadastramentos de terreiros.