Ouvidoria registra 1,1 milhão de atendimentos em 2023

A Ouvidoria Geral do Município (OGM) divulga o balanço das principais solicitações dos cidadãos no atendimento do Fala Salvador de janeiro a dezembro deste ano. O sistema recebeu mais de 1,1 milhão de registros. Cerca de 76% das demandas são solicitações para execução de serviços municipais, seguidas de pedidos de informação (21,99%). Elogios, reclamações, serviços emergenciais, cumprimento da Lei de Acesso à Informação, além de sugestões e denúncias (2,38%) vêm em seguida.

Dentre as solicitações destacam-se os serviços marcação de consultas, exames e dispensação de medicamentos (36,02%), Cadastro Único (10,52%), agendamento para Prefeitura-Bairro (6,08%), Cartão SUS (5,91%), Fiscalização de Poluição Sonora (3,26%), %) e busca de emprego através do Simm (3,27).

As secretarias municipais mais demandadas foram as de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Saúde (SMS) e Secretaria de Governo (SEGOV) que, juntas, reuniram 65,68 das solicitações. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 98,39% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.

Melhorias – A central Disque Salvador 156, reinaugurado em dezembro de 2021, firmado como compromisso da gestão em apresentar melhorias com o foco no retorno ao cidadão, hoje possui agilidade na recepção das chamadas, com redução do tempo de espera no atendimento, que anteriormente chegava a 40 minutos na fila de espera e hoje leva, aproximadamente, 2 minutos. O novo contact center disponibiliza a interação por meio do chat 24 horas, através do Portal Fala Salvador. Só este ano o teleatendimento recepcionou mais de 890 mil chamadas.

Para além dos serviços convencionais da cidade, a central 156 incluiu no atendimento os programas especiais da Prefeitura, como o Alerta Salvadorsobre violência contra a mulher; Disque Racismo – sobre as instituições que compõe a rede de enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa; Atendimento para assuntos relacionados à Comunidade LGBTQIA+, quilombolas e terreirosserviços de atenção a população vítima de violência ou de homofobia; e cadastramentos de terreiros.

Ouvidoria nas ruas – A OGM ainda integrou a ação do projeto Ouvidoria Itinerante. O órgão esteve a cada semana em um bairro da cidade para informar e registrar as demandas dos cidadãos e este ano registrou, aproximadamente, 272 solicitações entre informações e serviços municipais. Este ano também inovou no trabalho do carnaval de uma forma inédita, a equipe atuou nos carnavais dos bairros, contabilizando 16.991 mil registros dos foliões. Um marco para o trabalho do órgão.

Por meio de entrevista conduziu uma pesquisa abrangente de satisfação, com o objetivo de avaliar a percepção dos cidadãos em relação à gestão municipal nos diversos bairros da cidade, abrangendo 805 cidadãos residentes em diferentes localidades de Salvador. A Ouvidoria reitera seu compromisso em promover a transparência e a participação cidadã na construção de uma cidade cada vez mais eficiente e satisfatória para todos.