O que é a Rede de Ouvidores?

O Sistema Municipal de Ouvidoria funciona através de uma Rede de Ouvidores constituída pelos Ouvidores Setoriais. Coordenado pela Ouvidoria Geral do Município, a Rede é composta por integrantes de todos os órgãos, entidades, coordenadorias e cabe realizar o acompanhamento e gestão das demandas referentes a cada órgão/entidade, em articulação com as áreas operacionais, visando a resolutividade das demandas realizadas pelos cidadãos.

Atualmente são 35 ouvidorias setoriais, entre titulares e adjuntos. Ao Ouvidor Setorial cabe: receber, examinar, registrar através do Fala Salvador; buscar solução para as sugestões, reclamações e denúncias referentes aos procedimentos dos órgãos; fornecer respostas rápidas, com clareza e objetividade às questões apresentadas pelos cidadãos; articular com a Ouvidoria Geral, fornecendo respostas às questões apresentadas; identificar oportunidades de melhorias na prestação dos serviços, dentre outras atribuições.

As demandas de ouvidoria são aquelas em que o cidadão registra uma reclamação, denúncia, elogio, sugestão ou Lei de Acesso à Informação – LAI. Podem ser feitas através do número 156, na opção 7, pelo Portal Fala Salvador, no endereço eletrônico www.falasalvador.ba.gov.br, ou nas unidades de cada órgão.

As 10 mais – No ranking das ouvidorias setoriais da Prefeitura, as que possuem o maior número de registros de ouvidoria concluídos são: Secretaria de Saúde (38,74%); Secretaria de Governo (12,87%); Promoção Social (11,02%); Fazenda (6,12%); Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (5,01%); Emprego e Renda (3,91%); Desenvolvimento Urbano (3,81%); Educação (3,74%); Ordem Pública (2,37%); Sustentabilidade (2,25%).

De janeiro a 16 de maio, foram registradas 399.236 demandas no Fala Salvador, que englobam atendimento através do Disque Salvador 156, Portal, Prefeitura-Bairro e atendimento presencial nas unidades setoriais. Destes, 71,30% são referentes à solicitação de serviço, informação/orientação somam 26,15%, e reclamação, denúncia, elogio e serviço emergenciais juntos totalizam 2,54% dos registros.