Logo Prefeitura de Salvador

Carnaval 2020 – Ações da Ouvidoria no Carnaval 2020

Como parte integrante do esquema de suporte no carnaval, a Ouvidoria de Salvador disponibiliza o Fala Folião. A ação contará com os Balcões de Atendimento fixos no Elevador Lacerda, Campo Grande e Barra, além de equipes itinerantes espalhadas por todos os circuitos da festa. A Central Disque Salvador 156 atenderá 24 horas para todo e qualquer tipo de informação, solicitação ou outras demandas referente à festa. Para atendimento às demandas do público, a OGM contará com a colaboração efetiva dos órgãos operacionais que se utilizam dessas informações durante o evento.

Outra estratégia adotada pela OGM é a utilização de “mochilas-pirulito”, um acessório de identificação acoplado às costas dos integrantes das equipes volantes, apontado como importante estratégia na captação de informações junto ao folião nos principais circuitos da festa.

O trabalho operacional vai contar com o uso de smartphones, o que possibilitará registro das solicitações e emissão de relatório gerencial para cada área operacional dos órgãos em tempo real. A dinâmica do grupo é identificar, através da opinião do folião, pontos fortes e fracos na organização do evento e situações operacionais que ocorram. Serão registrados ainda sugestões para melhorias e aferição da qualidade dos serviços municipais em atuação no evento, a exemplo do trânsito, ambulantes, limpeza urbana, dentre outros.

Os registros são computados através de sistema informatizado, que organiza e repassa de imediato as demandas para os órgãos operacionais existentes no evento. Esta ação possibilita a resposta mais rápida, além de proporcionar conhecimento e controle por parte do órgão que origina as solicitações sobre o que ocorre no período da festa.

Balanço 2019 – Ao todo, foram registradas 8.187 demandas, sendo 98,6% referente às equipes de rua e 1,4% do Call Center. Esse quantitativo foi 36% maior em comparação a 2018.

Das 8.187 demandas, 6.324 foram Informações/Orientações (77,2,8%), 1.384 foram elogios (16,9%), 241 foram sugestões (2,9%),  137 foram Solicitações de Serviço (1,7%), 99 foram Reclamações (1,2%) e 02 denúncias.

Outros serviços

Para aqueles que estão fora da festa, o teleatendimento 156 manterá as solicitações de serviços básicos da cidade, como: limpeza urbana, tapa buracos, iluminação pública, dentre outros, assim como o Portal Fala Salvador pelo endereço eletrônico www.falasalvador.ba.gov.br.

A reclamação obteve (2,98%) relacionada à insatisfação do folião com os horários dos trios, conduta de ambulantes e paradas de ônibus. Demandas registradas através do Fala Folião 156 e encaminhadas aos órgãos competentes para providências.

A Ouvidoria Geral do Município atuou em parceria com os demais órgãos da Prefeitura, buscando melhorar a prestação dos serviços públicos aos foliões. Todos os levantamentos foram passados aos órgãos responsáveis que atuam na solução das questões apresentadas.

Estrutura – Os foliões utilizaram o atendimento 24 horas do Fala Folião 156 para solicitar informações, sugestões ou elogios sobre o Carnaval, além das ações presenciais (equipes itinerantes e Balcão de Atendimento) no Elevador Lacerda, Pelourinho, Campo Grande e Barra, assim como no serviço on-line, através do portal: www.falasalvador.ba.gov.br.

Skip to content