Em 100 dias de operação, o Disque Coronavírus 160, serviço disponibilizado pela Prefeitura desde março, ultrapassou a marca de 204.655 ligações. O canal exclusivo foi criado para que a população possa tirar dúvidas, solicitar fiscalização de decretos e fazer denúncias.  62% das ligações são para obter mais informações sobre a Covid-19.

O serviço, que funciona 24 horas nos sete dias na semana, recebe em média 1.000 ligações diárias. Só entre o dia 23 e manhã do dia 24, mesmo não sendo feriado na cidade - por conta da antecipação em maio, após decreto municipal e estadual, o teleatendimento chegou a registrar 2.000 chamadas, um aumento de 67%. Isso por conta do alto número de denúncia de aglomeração de pessoas, poluição sonora, paredões e queima de fogueiras.

As demandas mais registradas são Informações/Orientações (61,90%), de cidadãos que procuram por postos de vacinação, saque do benefício social "Salvador por Todos" e distribuição de cestas básicas. Em seguida estão Fiscalização/Denúncias (36,73%) de estabelecimentos que estão descumprindo os decretos.

As Reclamações, em (0,98%), se resumem na alta demanda de aglomerações das pessoas nas ruas, principalmente em bares com atividades sonoras. Sugestões e Elogios, juntos, somam (0,37%) dos registros, daqueles que aprovam as decisões da prefeitura em relação ao combate à pandemia.

Bairros mais demandados – Apesar da orientação alertando para a importância de permanecer em casa e manter o funcionamento apenas dos estabelecimentos liberados pelos decretos municipais, Cajazeiras ainda vem se mantendo como o bairro com maior registro de demanda. A central recebeu, ao todo, 5.313 registros relatando descumprimento das determinações somente nessa região.

A maior parte das ligações foi por demanda de fiscalização de bares com aglomeração e atividade sonora. Depois de Cajazeiras, os bairros mais demandados são: Fazenda Grande do Retiro (3.567), Pernambués (3.502), Paripe (3.349), Liberdade (3.114), São Marcos (2.978), Itapuã (2.908).

Na outra ponta, dos menos demandados, estão As Ilhas (Maré, Frades, Bom Jesus dos Passos), Areia Branca, Alphaville II, Porto Seco Pirajá, Horto Bela Vista, Jardim Placaford, Jaguaribe.

Detalhes da denúncia - Pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; ou portal Fala Salvador www.falasalvador.ba.gov.br, é possível encaminhar foto, mas não é obrigatório. Para denunciar a atividade que está ocorrendo, é preciso descrever o endereço completo com CEP e um ponto de referência.

Outros serviços – A central telefônica 156 funciona para as outras demandas do cotidiano da cidade, a exemplo de solicitação de manutenção e de serviços públicos, assim como o Portal Fala Salvador, no endereço www. falasalvador. ba. gov. br.