1)   QUAL A FUNÇÃO DA OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO?

A Ouvidoria Geral do Município de Salvador (OGM) atua como uma central de relacionamento, cuja principal função é intermediar o contato entre a sociedade e a administração municipal e ainda interagir com as outras unidades municipais, na agilidade das respostas às manifestações do cidadão sobre o serviço público prestado. O órgão recebe, encaminha e acompanha as reclamações, elogios, denúncias e sugestões, que são procedimentos chamados de 2ª Instância, dando o devido retorno ao cidadão.

2)  COMO REALIZAR UMA MANIFESTAÇÃO?

A OGM disponibiliza a central Disque Salvador 156 - atendimento telefônico 24h, exclusivo para os moradores de Salvador, com funcionamento sete dias na semana, além do Portal da Ouvidoria e do Fala SalvadorO cidadão também pode optar pelo atendimento presencial na própria sede do órgão, de segunda a sexta, das 08h às 17h, com profissionais treinados e especializados nesse tipo de demanda, de modo a garantir que o cidadão tenha a certeza de obter o melhor atendimento possível à sua manifestação.

3)  O QUE É UM ATENDIMENTO DE 2º INSTÂNCIA?

Quando o cidadão realiza uma manifestação através dos canais de contato existentes na administração municipal e não obtém uma resposta, ou simplesmente recebe um retorno não satisfatório sobre sua manifestação, ou ainda, tem alguma sugestão à dar sobre os serviços públicos, pode recorrer à Ouvidoria Geral do Município. A Ouvidoria Geral atua no intermédio desse processo, procurando apurar as informações necessárias e dar os encaminhamentos cabíveis ao Sistema Municipal de Ouvidorias (SMO), para que o cidadão obtenha a sua resposta ou esclarecimentos adequados.

4)   COMO FUNCIONA O SISTEMA MUNICIPAL DE OUVIDORIAS?

A Ouvidoria Geral coordena a Rede Municipal de Ouvidores, compostas por integrantes de todos os órgãos, entidades e coordenadorias. Atualmente, são 30 ouvidorias e em média 60 ouvidores, entre titulares e adjuntos, que interagem através do Sistema de Relacionamento ao Cidadão Fala Salvador, sistema desenvolvido em parceria com a Cogel, Semge, Casa Civil e que permite a alimentação e o monitoramento de todos os processos, desde o registro até o retorno ao cidadão, garantindo um atendimento personalizado, eficiente, comprometido e, acima de tudo, humanizado à população.